Paraíso das Orquídeas é cenário para gravação do DVD Música Caipira.

Projeto é resultado do livro publicado pelo jornalista José Hamilton Ribeiro: Música Caipira – as 270 maiores modas de todos os tempos.

'dennis

“Ah, que saudade do luar da minha terra, lá na serra branquejando folhas secas pelo chão...[]Este luar cá da cidade tão escuro, não tem aquela saudade, do luar lá do sertão! Se a lua nasce por detrás da verde mata mais parece um sol de prata, prateando a solidão..”.

Final de tarde é um cenário inspirador para uma boa moda de viola. O que aconteceu na Paraíso das Orquídeas, naquele final de tarde, foi algo histórico e realmente um privilégio para quem pode acompanhar. Escutar essa música ao entardecer, na voz das ‘lendas’ que fizeram nome na música caipira, que em versos poéticos contaram a história de um povo: Mococa e Paraíso, Zé Mulato e Cassiano, Cacique e Pajé, Irmãs Galvão, Mario Campanha, Irmãs Franco, Dino Franco, Arnaldo Freitas e os Fandangueiros. Esse grupo reunido entoou a voz e vivenciou a alma do sertanejo nas mais lindas canções, sob o céu estrelado, acompanhado de um boa amiga: a viola.

O livro Música Caipira, escrito por um dos maiores jornalistas da atualidade, é recheado de boas histórias sobre cada autor e muitas de suas músicas. O livro aborda as histórias por trás da composição desses clássicos. “O repertório da Música Caipira é um tesouro da música brasileira. Significa, no mínimo, o registro poético de um momento da vida de parte do nosso povo. Um momento criativo, documental, de valor histórico e cultural. Aqui se faz um esforço para a seleção de algumas pedras preciosas dessa mina", diz o autor, em um trecho do livro. Para ele, a música caipira é um tesouro cultural brasileiro. Principalmente quanto à letra. É um repositório, um documentário que precisa ser preservado.

Zé Hamilton, como é conhecido, escreveu 15 livros, trabalhou em diversos jornais e revistas do país. Ganhou sete prêmios Esso de Jornalismo, cujas matérias foram publicadas em seu livro: O Repórter do Século. Desde 1982, José Hamilton apresenta um belíssimo trabalho de reportagens para o Globo Rural, da Rede Globo.dennis2

O jornalista e a equipe de gravação do DVD que acompanha o livro Música Caipira, em sua quinta edição, a produtora Vision Art de Foz do Iguaçu estiveram na Paraíso das Orquídeas, dia 19 de maio, onde foram recebidos com almoço típico à base de pratos regionais, no restaurante da Pousada. Acompanhado da equipe também estava Jorge Samek, presidente da Itaipu, grande apoiadora desse resgate musical.

Durante a tarde, Zé Hamilton coordenou a equipe de filmagens para gravar a entrevista com a dupla Zé Mulato e Cassiano, em um cenário próximo a um dos lagos da pousada. Nesse momento, acompanhar o trabalho de um repórter que tem mais de 50 anos de profissão, nos fez entender porque o mesmo é tão reconhecido. O jornalista coloca alma e sentimento em tudo o que faz, apresentando sempre um trabalho rico em detalhes humanistas.

Durante o dia, em qualquer canto escutava-se o som da viola. Algumas vezes bem suave, como música de fundo para um cenário de natureza exuberante como é a Pousada Paraíso das Orquídeas. Essa nostalgia era um preparo para o que aconteceria ao entardecer. Era o som da alma sertaneja se manifestando na vida do homem simples do campo.






Cadastre-se e receba novidades em seu e-mail

 

Rua Paraíso, vila de Maralúcia, Medianeira-PR - Fone: (45) 9947-1544